Instituição do Dia do Ceramista em Petrópolis

Em todo o Brasil se comemora, no dia 28 de maio, o Dia do Ceramista. Justa homenagem àquele que, em seu ofício ancestral, com mãos nuas e imaginação livre, transforma o barro em potes, vasos e outros objetos de natureza utilitária, lúdica, religiosa e artística. Desde os primórdios da humanidade a cerâmica esteve presente no cotidiano do homem, que descobriu, com sagacidade, que a argila ligava-se à água, constituindo uma massa fácil de moldar, e que essa massa tornava-se sólida e inalterável pela ação do fogo.

Em Petrópolis Já havia, desde muito, várias olarias que fabricavam tijolos e telhas. Posteriormente, a partir da década de 50, foram se instalando especialmente na região de Itaipava, diversas cerâmicas artísticas.

Até a década de 70, Petrópolis era considerado, em todo o Brasil, referência como pólo de produção de cerâmica artística. Hoje, contudo, de todas as casas cerâmicas que tanta fama e desenvolvimento deram a Petrópolis, restam peças esparsas e uma única casa: a Cerâmica Luiz Salvador, até hoje um atrativo turístico em Itaipava.

Em encontro com a Vereadora Gilda Beatriz, o grupo Arte Cerâmica em Petrópolis, formado por treze ceramistas com o objetivo de desenvolver e valorizar a cerâmica artística produzida no município, sugeriu o fomento de ações nesse sentido. A Vereadora Gilda Beatriz apoiou as ideias e elaborou projeto de lei que foi votado no dia 28 de maio de 2014.

Assim, ao aprovar o projeto de lei que oficializa no município a comemoração do Dia do Ceramista, a Câmara de Vereadores se comprometeu efetivamente com o movimento de resgate dessa importante página da história de Petrópolis e de valorização da cerâmica petropolitana, que todos nós desejamos volte a ser o forte atrativo cultural e turístico da cidade, gerador de inclusão, emprego, trabalho e renda no município.

Na ocasião, o grupo Arte Cerâmica em Petrópolis apresentou um curta metragem sobre a produção cerâmica no município, desde o século passado até os dias de hoje. Também foram feitas homenagens à ceramista Flavia Santoro, e à Cerâmica Luiz Salvador.