Reidratando argila

Por Ivo Ferreira - 12/01/2023

Sabe aquela argila que ficou seca demais para modelar? Ou aquele saco de argila antiga que parece uma pedra, de tão dura? Não se desespere, pois existe uma maneira muito fácil de reidratar e deixar a argila novamente no ponto ideal para trabalhar.

Conheci esse método através de um vídeo da ceramista americana Janis Wilson Hugues, da Evolution Stoneware, e achei fantástico.

O que você vai precisar:
- 1 balde grande
- 1 saco de plástico grande e resistente, sem furos
- água
- um pedaço de arame ou barbante
- e a argila endurecida, obviamente.

Vamos supor que você tem um saco de 10kg de argila para reidratar. O balde tem que ser grande o suficiente para acomodar o bloco inteiro de argila e ainda sobrar uns 15cm até a borda. Um daqueles baldes de 10kg de cloro funcionam bem. O saco plástico deve ter tamanho para comportar a argila e ficar com uma sobra de 15 a 20cm até a boca. Ele deve ser testado para verificar se não há nenhum furo. Faça isso enchendo parcialmente o saco com água, torça com a mão para fechar a boca dele e vá girando, movimentando, para que a água percorra toda a parte interna do saco. Certifique-se de que não haja nenhum vazamento. Nenhum mesmo!

A etapa seguinte é encher o balde com água até a metade, aproximadamente (depende do tamanho do balde e quantidade de argila). Esvazie a água de teste do saco, coloque o bloco de argila dentro dele e jogue um copo de água, cerca de 250ml, sobre a argila dentro do saco.

Segurando o saco pela boca, coloque-o devagar dentro do balde, com cuidado para que não entre mais água dentro do saco. Depois vá torcendo a boca para vedá-lo bem, amarrando no final com o arame ou barbante. Tem que ficar muito bem fechado! A água do balde deve cobrir o saco até um pouco acima do bloco de argila.

Pronto!

Agora é só esperar uma semana ou duas, e ver o milagre que acontece. A água do balde pressiona a água do saco para dentro da argila, acelerando o processo de capilaridade. Nas argilas muuuito ressecadas, vc pode fazer alguns furos no bloco (com um vergalhão fino ou uma furadeira) e colocar um pouco mais que um copo de água. Vá sentindo como a argila ficou depois de uma semana e, se necessário, repita o processo.

Uma dica para pequenas quantidades de argila: umedeça um pano, embrulhe a argila nele, guarde num saco plástico, feche e espere algumas poucas horas.

Clique aqui para assistir o vídeo (em inglês) da Janis Hugues.

Medidor de espessura

Por Ivo Ferreira - 05/02/2024

Muitas vezes gastamos dinheiro comprando ferramentas quando temos a opção de usar objetos que temos em casa para atender às nossas necessidades nos processos da cerâmica.

Essa dica é para quem precisa medir a espessura de um fundo ou parede de peça, na fase de modelagem ou acabamento (até o ponto de couro), especialmente para trabalhos no torno. Consiste em obter uma agulha bem fina através do arame revestido de plástico que normalmente é usado para fechar sacos de pão de forma. O arame deve ser “descascado” em uma das extremidades, deixando exposta a parte do metal, entre 2 a 2,5cm. Daí é só usar normalmente, como você usaria uma agulha tradicional para cerâmica, daquelas com cabo de madeira ou metal, que geralmente são bem mais grossas.

Assim, fazemos a verificação de forma pouco agressiva, não causando danos à peça e nem ao nosso bolso. Até brinco com meus alunos de torno, dizendo se tratar de um sofisticado instrumento de aferição com tecnologia suíça. :-D

Graminho

Por Arthur Bosisio - 07/02/2024

A dica é a construção simples de um graminho improvisado que permite copiar o contorno de uma peça que se queira reproduzir ou para outro propósito em vista.

Na primeira montagem do graminho utilizei papelão corrugado de embalagem e espetos de churrasquinho.

Na segunda construção, mais resistente, utilizei pedaço de placa de plástico empregada em construção e pauzinhos de restaurante japonês, hashi (de preferência os do Nikko Sushi).

O segundo graminho é muito resistente, o plástico fica tranquilamente na vertical. Pode ser fixado numa base de madeira (como na última foto) ou pressionado diretamente sobre um pedaço de argila, na bandeja de apoio do torno. Inclusive, após os pauzinhos copiarem o contorno, podem ser travados com cola ou fita prateada.

O material é o policarbonato alveolar com 6mm de espessura. Só vende placa. Usei retalho que sobrou de uma cobertura que fiz. É possível conseguir retalhos com quem trabalha na instalação desse tipo de cobertura.